A criação do mundo


The west coast is for loading and unloading only

Viver em terra de aldrabões, demagogos, pusilânimes, vigaristas, ladrões, boçais, trogloditas, dissimulados, incompetentes, ineptos, irresponsáveis, pacóvios, timoratos, cinzentos, ignaros, gabarolas ou indolentes é algo a que qualquer pessoa, em Portugal, está habituada. Pouco poderei acrescentar, portanto, a esse folhetim do aeroporto, além da perplexidade que sempre me causou: dou de barato que Lisboa precise, com alguma urgência, de encontrar soluções para ultrapassar a saturação da Portela, mas nunca conseguirei compreender o que leva tanta gente a apontar o novo projecto, seja ele qual for, como o milagre da competitividade do país.

Nem para país de serviços prestamos, nunca prestámos. Nos tempos da glória imperial, os holandeses, primeiro, e os ingleses, depois, limitaram esta nossa pátria à condição de armazenista de pimenta, arrecadando todos os proventos do posterior transporte e do retalho. Agora, queremos, orgulhosamente, ser a plataforma por onde outros passam. O futuro de Portugal, gritam-nos, está aí e num comboio que já nem "pouca terra" saberá dizer. Porque desistimos - ou desistem, por nós, todos os que se ufanam das paquidérmicas obras de regime - de ser produtivos, inovadores e pujantes. Ou, pelo menos, de sonhar com isso.

Etiquetas: , ,

3 Responses to “The west coast is for loading and unloading only”

  1. # Blogger MCP

    Belo retrato!

    PS - Os que desistem por nós têm competências repetidamente delegadas por sufrágio livre, directo e universal. Desistimos, é o que é.  

  2. # Blogger Hélder Franco

    Caro pos, desculpe mas escaparam-lhe os palhaços e os mentecaptos. Entretanto desejo-lhe um bom fim-de-semana e agradeço-lhe a atenção de deixar de fora dessa sua magnífica lista os camelos. :)  

  3. # Blogger POS

    Os camelos são bichos simpáticos. Só assim conseguem fazer com que a caravana passe enquanto os cães ladram (ups!, está ali um cão a olhar para mim e a dizer que não devo usar o nome dessa magnífica espécie em vão...).  

Enviar um comentário



© 2006 A criação do mundo | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.