A criação do mundo


Neste blogue ainda se fuma *

«Que se goste de fumar não o entendo; porém, entendo perfeitamente que se fume.

«Fumo, sim senhor, porque considero esse prazer como um dos poucos que, na jornada da vida, estão ao meu alcance.

«O que fumo? Uns cigarros quaisquer, porque cigarro é um tubo de onde desencanto utopias...

«Por que fumo? Porque gosto, porque enfermo dessa doença de que posso muito bem morrer mas para a qual não procurarei nunca remédio.»

José de Almada Negreiros
Civilização, Porto, 9 de Janeiro de 1936
(imagens do programa televisivo Zip-Zip, 1969)



* apenas porque a sobranceria asséptica desta lei, que proíbe totalmente sem proibir totalmente e transforma os fumadores em marginais de vão de escada, quase me obriga a protestar de cigarro em punho, cumprindo-a e desprezando os copinhos de leite que, sórdidos, riem em surdina de quem vêem a fumar à porta dos restaurantes.

Etiquetas: ,

1 Responses to “Neste blogue ainda se fuma *”

  1. # Anonymous Anónimo

    Bom post. Este governo ditatorial, salvaguardado pela ditadura de Bruxelas, impõe e transforma todo um país e uma tradição a seu bel-prazer e sem se preocupar minimamente com o que outrora dava pelo nome de liberdade. Qualquer dia somos todos robots... Entretanto, uma maioria de portugueses (ou então fazem muito barulho) que a cada dia que passa me fazem arrepender mais de nunca ter emigrado definitivamente, expressa o seu fundamentalismo asséptico e declara-se alérgico ao fumo do tabaco, declarando ter sido vítima dos fumadores durante a vida inteira. O que estes portugueses gostam é de malhar no parceiro. Infelizmente, para além disso, são acéfalos e prontos a engolir todas as ideias que lhes queiram vender...  

Enviar um comentário



© 2006 A criação do mundo | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.