A criação do mundo


Aгитпроп

Ora o Movimento Informação é Liberdade (MIL) vai legalizar-se. Talvez possam agora, finalmente, dizer o que são e ao que vêm. Ao que vêm, porque até já têm um qualquer esquema agitprop, com a nomeação de representantes nas redacções. Nada contra (excepto no caso em que um director de jornal se mete nestas coisas proselíticas, o que dá sempre um ar de intimidação, por mais que seja um exercício de cidadania). Bom, suponho que, agora, vão lançar as sementinhas da putativa ordem e dessa falácia que é a auto-regulação de classe. É que o jornalismo, já suficientemente passível de ser regulado pela lei e pelo bom senso, morrerá se não houver um mínimo de rebeldia e um máximo de individualidade. Não existe espírito de corpo nem pode existir, não faz sentido que se formalize uma anacrónica corporação. Existem as questões do foro laboral, que são do âmbito dos sindicatos. E existe o direito à reflexão sobre a profissão, pessoalmente ou no âmbito do movimento associativo, no qual tanto o MIL como os sindicatos se enquadram. Ordens profissionais de filiação obrigatória nada têm a ver com a liberdade necessária ao exercício do jornalismo. Agradam apenas porque dão sainete a uma classe que gosta de se dar ares em vez de conquistar respeito. De resto, são apenas pasto para abusos. Porque só um débil mental aceitará receber lições de deontologia de determinados figurões que se põem em bicos de pés, apenas uma criatura acéfala achará que é bom cair nas garras penalizantes de um grupo de amigos que se diz "a classe".

Etiquetas:

1 Responses to “Aгитпроп”

  1. # Blogger MCP

    Ora, acabo eu de publicar um texto que também se prende com o assunto (aliás, uma reflexão inspirada pelo post de outro dia sobre o mesmo), e venho dar com os novos episódios deste velho folhetim.
    Um destes dias temos um país em que os jornalistas se dedicam ao jornalismo, e os cidadãos 'comuns' à Informação independente.  

Enviar um comentário



© 2006 A criação do mundo | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.