A criação do mundo


42

"Ai de mim! Estou tão velho e tão cansado! Li todos os livros do Mundo, aprendi todas as coisas que é possível aprender, conheço todos os mistérios da vida e da morte. Mas tudo o que sei é inútil e silencioso, sem amigos e sem ninguém com quem conversar, porque as pessoas têm medo de mim e não se aproximam, temendo que eu conheça os seus segredos e não podendo suportar isso. Até morrer me está vedado, porque nem mesmo a Morte, com os seus mil disfarces, me pode surpreender!"

Manuel António Pina, História do Sábio Fechado na sua Biblioteca

Nem sábio é o que se contenta com o espectáculo do mundo, como proclamava Ricardo Reis, nem aquele que vive irremediavelmente entranhado nos livros. Abençoada ignorância que permite que as pessoas de mim possam aproximar-se, tornando-me menos velho e mais descansado quando o calendário dá a cambalhota deste três de Abril. Pela amizade me chegou hoje às mãos, logo após a meia-noite, um livrinho lindíssimo ainda com cheiro a tinta fresca. Teatro para as crianças que todos devemos saber ser, de onde saltou o textinho que este post encima, aparentemente feito à medida para que eu possa agradecer aos que de mim se têm lembrado à passagem do quadragésimo segundo aniversário, tornando-me mais vivo e mais sábio.

2 Responses to “42”

  1. # Blogger floreseabelhas

    Ofereço-lhe flores :)  

  2. # Blogger helena

    Lamentável descobrir a 16 de Abril (ou 15 ou lá quantos são hoje) que fizeste 42 anos no dia 3!!! Flores já te ofereceram, livros também, beijos é fatela... vou ficar a pensar nisto até te encontrar.  

Enviar um comentário



© 2006 A criação do mundo | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.