A criação do mundo


Teoria da relatividade

Num sítio onde janto com alguma frequência, encontrei há pouco um amigo de juventude com quem, ali mesmo, apanhei grandes bebedeiras, nos tempos em que não sabíamos o que queríamos da vida ou o que ela pretendia de nós. Presumo que ainda não saibamos. Eu estou onde estou, ele está cheio de dinheiro. Mais por opção do que por necessidade, começou cedo a trabalhar numa área que florescia e que está hoje no centro das nossas vidas (ou não haveria blogues). E está cheio de dinheiro, fazendo questão de o aparentar. Não que tenha ganho em presunção, mas os Mercedes são cada vez maiores e mais potentes, os gadgets são “state of the art”, como dizem nos meios técnicos… Vejo-o agora de longe a longe, sei que mudou de casa para um duplex que pagaria um bloco de apartamentos a custo controlado. Aqueles com quem agora convive são os que, como ele, têm barcos e casas de férias sei lá bem onde… Enfim, regozijo-me com o sucesso dele, mas fico desconcertado quando me diz que, finalmente, há um negócio que o pode deixar bem. Porque nem todos os anos são de vacas gordas, porque 2006 foi magnífico e 2007 meteu nojo, porque, enfim, já não é o mesmo com quem passei férias na caravana de uma tia qualquer que a tinha estacionada em permanência no parque de campismo da Figueira da Foz. Mais do que gerar inveja, que não sinto e de nada me serve, estes encontros fortuitos ensinam-me que eu, mero assalariado contando os tostões em função de um nível de vida fracote, em que as grandes extravagâncias são a compra de livros ou as idas a um ou outro restaurante, tenho de ter em conta que o meu pouco é relativo e os meus queixumes ofendem os que vivem dignamente com muito menos. Mas queixo-me na mesma, à medida das minhas grandes expectativas, mero grão de areia face ao quimérico programa de actividades desse meu amigo de outros tempos.

Etiquetas:

0 Responses to “Teoria da relatividade”

Enviar um comentário



© 2006 A criação do mundo | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.