A criação do mundo


Lusofolia

Vejo na televisão uma espécie de beatlemania por causa de um chavalo chamado Mickael Carreira. Antes, Carlos do Carmo disse coisas importantes, para que saibamos construir um fado mais optimista, mas poucos terão reparado.

Ah, isto é um programa do José Carlos Malato, mais um talk-show à portuguesa em que o apresentador exagera nos elogios aos convidados. Faz-me lembrar a primeira Volta a Portugal a que fui. O antigo ciclista Joaquim Andrade, que tinha um filho homónimo no pelotão e acompanhava a corrida como repórter de uma rádio local qualquer, no fim de cada etapa arrebanhava o herói do dia para um recanto da zona de chegada e punha-o nos píncaros, não em directo, mas metralhando palavras para o gravador:

_ Foste um herói nesta etapa, porque atacaste quando ninguém estava à espera, na subida para o alto da Porcalhota, e soubeste aguentar sozinho lá à frente, debaixo do calor, e mesmo quando o pelotão queria vir atrás de ti aguentaste o ritmo, com muito sacrifício, porque és um profissional de grande categoria, e só foste apanhado a três quilómetros da meta porque a sorte não esteve contigo. Chegaste na cauda do pelotão, mas foste o maior.

Finda a não-pergunta, o entrevistador, que antes combinara detalhes com o exaurido atleta, quase lhe cravava o aparelho nas ventas. A fita haveria de guardar fielmente as palavras do herói, que, ainda com os bofes de fora, lá respondia:

_ Obrigado.

E assim terminava a entrevista.

Etiquetas: , ,

0 Responses to “Lusofolia”

Enviar um comentário



© 2006 A criação do mundo | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.